Hotel São Lourenço do Barrocal conta história do Alentejo

Local propõe imersão na vida rural da região, com toque de modernidade

Na encosta da vila amuralhada de Monsaraz, uma das mais fascinantes de Portugal, e perto do Lago Alqueva está o São Lourenço do Barrocal, hotel que guarda uma história única por dentro de suas paredes.

Com 780 hectares de extensão, a propriedade pertence à mesma família há mais de 200 anos e já foi lar de uma pequena comunidade agrícola. Por lá existia padaria, queijaria, carpintaria, sala de aulas e entre outros serviços para atender a aldeia. Porém, após invasões, a comunidade se dissipou.

Depois de séculos, José Antônio Uva, pertencente a oitava geração da família, resolveu resgatar a vida que existia na região. Enquanto pesquisava, achou um artigo de jornal dos anos 20 que retratava a propriedade em seus mínimos detalhes e então, com a ajuda do arquiteto Eduardo Souto de Moura, conseguiu recriar suas construções sem perder a essência, mas com um toque de modernidade. O trabalho durou cerca de dez anos.

Em 18 de março de 2016 o hotel abriu suas portas! Quem se hospeda no São Lourenço do Barrocal tem a chance de imergir na tranquila vida rural da região, caminhar pelo pomar, sentir o frescor dos produtos orgânicos da horta, degustar o azeite produzido na propriedade, assim como os vinhos de alta qualidade, feitos a partir de uvas selecionadas e envelhecidos em barris de carvalho francês.

São 40 habitações: 22 quartos, duas suítes e 16 casas, ideais para famílias. Destaque para a Casa do Prado, com área de 155 a 175 metros quadrados, dois quartos, sala de estar espaçosa e cozinha totalmente equipada com eletrodomésticos Gaggenau e Smeg.

O hotel conta com dois restaurantes: O São Lourenço do Barrocal, que adota o conceito farm to table e oferece produtos sazonais e locais, e o restaurante Hortelão. Este funciona de abril a outubro, enquanto o sol aquece as refeições ao ar livre. Nas noites de sábado, delicie-se com a culinária local regada a muito azeite extra virgem, azeitonas frescas e um bom jazz ao vivo como trilha sonora.

Como experiências, é possível conhecer todo o processo de produção do vinho feito na propriedade, desfrutar de deliciosos piqueniques que podem acontecer tanto nos vinhedos como à beira do lago Alteva, a maior barragem da Europa; passeios de bicicleta pela região,  passeios a cavalo e aula de equitação, passeios de balão, aulas de pilates e tour arqueológico.

O hotel ainda dispõe de duas piscinas, sendo uma infantil, Spa – considerado o melhor Spa de Hotel pela Top Travel Awards 2016/17 e que conta a linha de produtos orgânicos Susanne Kaufmann – aluguel gratuito de bicicletas, brinquedoteca, berços para crianças de até quatro anos, além de ser pet friendly.

São Lourenço do Barrocal está na “Gold List 2018” da renomada Condé Nast.