Em seu terceiro ano de funcionamento, a marca – idealizada por Lalo Zanini – apresenta crescimento anual, além de expansões por todo o país
A Tartuferia San Paolo nasceu, de fato, muito antes do que a primeira unidade inaugurada. Isso porque seu idealizador, Lalo Zanini, também há anos iniciava sua pesquisa, fruto da curiosidade gastronômica pelas trufas italianas até o tema virar sua grande paixão. Após diversas viagens à Itália, tendo como parada obrigatória provar e conhecer o processo de colheita das magníficas trufas italianas, o restaurateur começou uma parceria para trazê-las ao Brasil. Junto de Carlos Eduardo de Almeida Claro, executivo de multinacionais, iniciaram o desenvolvimento de produtos à base da iguaria e, em 2015, realizaram a abertura de uma casa – localizada na Alameda Lorena – que pudesse homenagear tal sensação gastronômica. Pioneiros na capital paulista, o restaurante passou a oferecer uma experiência única com menu de criações exclusivas desenvolvido por Lalo e equipe, sempre utilizando a trufa como finalização, a fim de valorizar cada prato.
A ideia deu tão certo, que logo depois foi inaugurada a segunda casa, também nos Jardins – na Rua Oscar Freire -, além de produtos exclusivos que podem ser levados para casa.
Sobre as trufas e menu
A trufa – tartufo em italiano – é um tipo de fungo que cresce embaixo da terra, raro e difícil de se encontrar, localizada aleatória e espontaneamente entre as raízes de Castanheiras, Salgueiros, Aveleiras e outras árvores de regiões de clima úmido e frio, principalmente na Itália, França e Espanha. São os tartufaios – ou mestres tartufeiros – acompanhados por seus cães farejadores que realizam a ‘caça’ à essas iguarias, que existem em 32 espécies, mas apenas as brancas e algumas espécies de negras podem ser utilizadas na gastronomia.
Por conta disso, para abrir a Tartuferia San Paolo – que utiliza principalmente as trufas de origem italiana e sempre com certificado de origem – foi necessário desenvolver um modelo de negócio exclusivo, com tecnologias especificas para importar essa iguaria tão perecível durante todo o ano. No menu democrático e dinâmico, criado para agradar o paladar brasileiro, as trufas são apresentadas com toda sua sofisticação. As opções vão desde pão de queijo com requeijão de corte com trufas negras, até o polvo grelhado com alho negro em mel de trufas brancas e pimenta ou o queijo brie empanado com mel de trufas brancas.
“Colocar o projeto da Tartuferia San Paolo para funcionar na prática é, de fato, a realização de algo quase inédito no segmento dos restaurantes no Brasil e nas Américas. Desenvolver toda a tecnologia, a cadeia de fornecimento e esse novo conceito de produtos, foi um investimento grande, mas que hoje rende frutos dos quais nos orgulhamos muito”, explica Lalo. “Mesmo em tempos difíceis, nosso faturamento dobra anualmente, em um crescimento orgânico nesses três anos de operação”, reforça Carlos Claro.
Linha de Produtos e Food Service
Para atender uma demanda dos próprios clientes e levar a experiência do sabor das trufas para casa, a marca lançou sua linha exclusiva de produtos.
Atualmente, é possível encontrar uma linha completa com 25 itens, tanto na unidade Oscar Freire, como em outros 100 pontos de venda pelo país, entre empórios e supermercados. Ainda para 2017, a meta é triplicar esse número. Os produtos apresentam diversas opções que vão desde os azeites com trufas, o molho de tomate com funghi e trufas negras, até o carpaccio de tartufo bianco, a geleia de pimenta com trufas negras, a polenta com trufas negras e brancas, e um dos mais cobiçados da linha, o requeijão de corte com trufas negras. São encontradas ainda sobremesas inusitadas, como a goiabada cremosa com trufas negras e a geleia de morango com trufas brancas.
A Tartuferia San Paolo também apresenta linha de food service, fornecendo seus produtos para mais de 50 restaurantes pelo país.
Expansão da marca
Após o sucesso das duas unidades em São Paulo, a marca iniciou em 2017 seu plano de expansão com franquias despontando em outros estados. Desde o início de junho, está em operação a unidade de Curitiba, cujo o treinamento e implantação foi totalmente coordenado pelos sócios das matrizes. No segundo semestre, estão previstas as aberturas em Goiânia e Recife, assim como uma nova unidade em São Paulo, voltada somente para o serviço de delivery. Também na capital paulista, a marca inovou e pela primeira vez montou uma unidade pop up durante a Casa Cor – principal evento de arquitetura e decoração -, no Jockey Club.
“Recebemos diversos pedidos para abertura de novas franquias semanalmente, mas ponderamos cada passo do negócio, para manter o crescimento orgânico desses últimos anos. Nosso plano para 2018 é ambicioso, mas bem calculado. Acreditamos que nesse ano conseguiremos dar início ao processo de internacionalização da Tartuferia San Paolo”, prevê Lalo Zanini.
Endereço: Rua Oscar Freire 155
Reservas: (11) 3854-0085
Horário restaurante:
– Segunda a quinta: das 12h às 23h30
– Sexta e sábado: das 12h às 00h
– Domingo: das 12h às 16h30