O Alentejo, região centro-sul de Portugal, é marcada por paisagens de tirar o fôlego. Com extensas planícies verdes, repletas de parreiras e oliveiras, o lugar é conhecido pela preservação de sua história como a manufatura, o plantio, os alimentos artesanais e pode ser notada nos mais singelos detalhes. Pequenas vilas, simples e encantadoras, compõem sua rica extensão. O lago de Alqueva fornece a água que as herdades – como os portugueses se referem às propriedades rurais – precisam para produzir seus vinhos, queijos, azeites e pães, inesquecíveis por aqueles que por ali passam.
A riqueza do campo
Próximo ao vilarejo de Monseraz, uma herdade se destaca: São Lourenço do Barrocal. A fazenda com mais de 200 anos, bastante produtiva e sede do aclamado hotel de luxo que leva o mesmo nome, é uma visita imperdível. O cuidado com hóspedes e visitantes, o aconchego da arquitetura que mantém fielmente suas raízes rurais – sem deixar de lado o conforto de recursos modernos – e a história ali preservada proporcionam ao hóspede uma imersão no verdadeiro e inovador conceito de turismo rural.
Há menos de 30 quilômetros dali o famoso rótulo de azeites da Herdade do Esporão é produzido. O que nem todos sabem é que na propriedade, com mais de 750 anos de história e com 1800 hectares de vinhas, olivais, pomares, pastos e hortas, são produzidos rótulos das mais variedades. O espaço oferece ainda um centro de visitas com diversas atividades, restaurante e loja de produtos.
E se você pudesse conhecer esse lugar extraordinário unindo uma estadia mais que especial a um roteiro único, regado a degustações de vinhos e menus cuidadosamente preparados para essa experiência? E se, ainda, você pudesse fazer tudo isso se deslocando pela região em uma bicicleta italiana Pinarello, com o design das mais lendárias bicicletas já produzidas no mudo? Essa é a oportunidade que o hotel São Lourenço do Barrocal e a Herdade do Esporão criaram, trazendo tudo o que o campo tem a oferecer.