A partir de setembro os melhores vinhos argentinos serão vendidos por aqui
Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes em um terreno de 320 hectares em meio ao Vale de Uco, a adega Casa de Uco se destaca, não só por sua beleza, mas também por ser uma das melhores produtoras de vinhos argentinos. Sua produção de terroir acumula vários prêmios da área. O mais recente deles é o reconhecimento do vinho Casa de Uco Winemaker’s Special Edition como um dos melhores argentinos de 2018 pelo master em vinhos Tim Atkin. Mas, vale destacar também que os vinhos “El Salvaje Malbec” e “Casa de Uco Vineyard Selection Malbec” também já foram premiados.
A boa notícia é que a partir de setembro de 2019 será possível prestigiar três das quatro produções da adega sem sair do Brasil. A importadora Wine Lovers começa a distribuir os vinhos Casa de Uco por todo o Brasil e o país entra para a lista dos seletos 8 destinos onde é possível comprar esses vinhos. Atualmente essa lista é composta por Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Taiwan, Peru, Dinamarca e Canadá.
A vinícola Casa de Uco possui 70 hectares plantados, onde práticas sustentáveis são prioridade em todo o processo de produção do vinho para que o ecossistema natural do Vale do Uco seja preservado para as próximas gerações. Cerca de 20 hectares já possuem certificação orgânica, o que significa que pesticidas químicos não são utilizados e a fertilização é feita com compostos naturais. É dessa parcela de cultivo que resulta o El Salvaje Orgânico, um Malbec em forma mais natural, é um vinho com maior expressividade do sabor da fruta e acompanha um caráter horizontal na boca. Provém de vinhedos de 10 anos que se encontram a 1300 metros acima do nível do mar na região de Los Chacayes Sur. Um vinho que nasce dos terrenos argilosos e sem pedras na superfície e na profundidade. A certificação orgânica garante que é possível fazer um processo natural desde o plantio da uva até a garrafa.
Os outros vinhos da linha Casa de Uco são: o El Salvaje, um vinho expressivo, elaborado com uvas cultivadas em um terreno único do Vale do Uco. Cada garrafa faz uma homenagem a riqueza da região, sua natureza e paisagens deslumbrantes; O Casa de Uco Vineyard Selection, um vinho complexo, cultivado aos pés da Cordilheira dos Andes, em terras milenares, ideais para obter uvas de altíssima qualidade. Provém da mistura de solos exclusivamente rochosos que definem uma expressão mais autêntica a esse terroir. E o Casa de Uco Winemaker’s Special Edition, único que não será vendido no Brasil, este vinho resulta da seleção dos melhores lotes e de variedades de safras de toda a propriedade, sendo único com toda a expressão do terroir e de cada variedade. Esse vinho busca refletir o espírito mais profundo de Casa de Uco e possibilita grande liberdade à equipe de enólogos para criar essa mistura de safras e variedades.
Real Estate
Agora, se o interesse por vinhos beira a paixão pelo assunto, o mais interessante é ir além da experiência de consumo e ter um rótulo para chamar de seu. E na premiada vinícola Casa de Uco é possível vivenciar tudo isso – desde a escolha do tipo de solo e de uvas até o tempo de armazenamento para se chegar no vinho perfeito – através da aquisição de um vinhedo. Cada proprietário pode customizar a produção de seu vinhedo conforme a qualidade e estilo de vinho que deseja produzir e pode decidir também o nível de envolvimento que deseja ter durante o processo de elaboração: desde participar da plantação e da colheita, até definir o corte (blend). Sempre guiado por uma equipe de experientes profissionais liderada por Alberto Antonini, renomado enólogo italiano com trajetória mundial.
Cada lote pode ter a partir de um hectare (10.000m²) e custa US$ 150 mil. Uma vez com seu lote definido o proprietário pode decidir o que fazer com o vinhedo, e as opções vão desde elaborar uma barrica de vinho para sua adega pessoal até elaborar um vinho para comercializar. Nesse caso, o vinhedo pode ser administrado para produzir de 8.000 a 12.000 garrafas ultra premium. Mas, se o objetivo é elaborar seu próprio vinho, sem adquirir um vinhedo a opção é aderir ao Wine Program. Por US$ 7.500 é possível elaborar um mínimo de 280 garrafas. O processo envolve um encontro com o sommelier da casa para uma Blending Session em que se define o perfil e o estilo desse vinho. Em seguida identifica-se o melhor terroir para obtê-lo e, por fim, o enólogo começa a trabalhar no vinho seguindo as preferências do cliente e o estilo definido. Vale dizer que o programa pode ser iniciado a qualquer momento do ano, independentemente da fase da colheita.